Páginas

Postagem em destaque

Saudações / Salutations / Regards

O trabalho dos educadores, em especial dos historiadores, é contribuir para que mais pessoas conquistem a clarividência necessária para evo...

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Escotismo - Scouting - Scoutisme

Compartilhando conhecimento...



Grupo Escoteiro do Ar Dulce de Souza Leão

  • Vestuário adotado (lista de itens)

>> Clique aqui para visualizar a relação de itens sugeridos para a composição do Vestuário adotado <<
Aprovado em Assembléia de Grupo (2014).




Escotismo Palestra Informativa






Escotismo - Fundamentos


>> Clique aqui para acesso
*Legendas em inglês e francês / English and French subtitles / Sous-titres français et anglais.


Clique aqui >> Sistema de Formação de Adultos





Escotismo - Modalidade do Ar Identificando Aeronaves


*Legendas em inglês e francês / English and French subtitles / Sous-titres français et anglais.

 



 Escotismo - Liderança


Clique aqui >> Liderança & Sistema de Patrulhas 
*Legendas em inglês e francês / English and French subtitles / Sous-titres français et anglais.

 


Sobre a mídia e o reflexo de seus valores no Escotismo.


De 15 a 21 de julho realizamos de 2012 no Rio de Janeiro a nossa maior atividade escoteira de todos os tempos. Infelizmente já não se esperava uma cobertura ampla pela mídia, a não ser que ocorresse algum acidente ou incidente (como qualquer outra coisa negativa). Pois é, o perfil da maioria dos nossos meios de comunicação é esse, o de "formador de opinião" que representa as ideias e os preconceitos de uma minoria que se estabelece no canal de comunicação e decide o que é verdade ou não, o que deve ser publicado ou não, qual ênfase dar a esse ou aquele assunto.
Vejamos um exemplo, o Santo Daime foi amplamente difundido apenas depois da tragédia que envolveu um importante cartunista, colocando um ponto de interrogação a mais sobre o assunto do que realmente informando do que se trata. Mais recentemente temos os casos em que Policiais Militares agiram de forma desastrosa, culminando na morte de inocentes. A parcialidade da imprensa, nesses últimos casos, é enorme, pois não houve qualquer apelo ao "princípio lógico de que em caso de blitz policial, é melhor parar", o prejuízo seria menor do que ser apreendido com uma pequena quantidade de droga (maconha) ou sem a habilitação, ou até o cúmulo de ser assaltado por uma falsa blitz. O infeliz encontro de um publicitário pai de família, jovens voltando de uma festa na madrugada com policiais assustados e mal estruturados diante dos recentes ataques sofridos à mando do crime organizado em São Paulo (isso aí a mídia esquecer de frisar). Mas é o medo, esse é o nosso maior medidor de audiência.
Após o insano ataque no cinema em Colorado - EUA, duvido que qualquer notícia boa conseguisse mais espaço na mídia. Praticamente é o que vende, infelizmente, pois nossa sociedade está deformada pela imposição de valores suspeitos de uma camada de pseudo-intelectuais que atuam em veículos de comunicação de massa. Nada passa para a divulgação em massa se não for com o aval da mesa gestora de notícias, cada canal tem a sua. Então, são eles que decidem se é mais importante dedicar seus minutos em cadeia nacional para o aumento do mercado de petshop no Brasil, para uma passeata da diversidade em Minas Gerais, para um massacre nos EUA ou, querendo nós acreditar no respeito e na atenção da nossa poderosa mídia aos escoteiros, que sempre que são chamados para seus eventos atendem de imediato, ao nosso maior evento de todos os tempos.

O legal é que isso também faz parte de nossos trabalhos, como verdadeiros formadores de opinião que, como educadores, temos o papel de levantar o grau de conscientização e questionamento do nosso povo sobre os seus veículos de informação. Não esperem justiça, reconhecimento, respeito ou qualquer outra virtuosa forma de atenção dos meios de comunicação em massa, eles não existem para isso! Foram se transformando com o tempo em mecanismos de manobra, elegendo e derrubando pessoas do poder, se vendendo durante a ditadura e depois reproduzindo sua voz no coral da democracia. A imagem pública tem o seu preço! Não será a moralidade, o respeito e os valores humanos que, hoje e ainda por um bom tempo, predominarão nos meios de comunicação de massa, não esperem deles o que eles não tem para oferecer. Lamento por isso!
Mas de que jeito seria melhor a nossa oportunidade de promover mudanças? Somos parte de um MOVIMENTO que tem algo mais a se preocupar do que a importância que a mídia lhe dá. Se nós formos alvo dela por muito tempo, é por que tem algo errado para ser mostrado. Se não temos, ora viva! Vamos manter a nossa agenda na "revolução silenciosa" dos que acreditam na verdade vencendo a mentira, na coragem dos que não esperam algo em troca da sua dedicação, a não ser a consciência de saber que está fazendo a sua parte. É por isso que me orgulho de ser escoteiro, de ter acompanhado por outros canais (pois não sou dependente do que a mídia de massa me oferece como notícia) o sucesso e a felicidade gerada por esta atividade, um marco no Escotismo brasileiro, do qual sinto-me muito feliz em fazer parte. Em janeiro de 2015 houve o 6º Jamboree Nacional Escoteiro, em Natal - RN, reunindo cerca de cinco mil participantes de todo país. Os companheiros de Pernambuco que foram ao 6º Jamboree vão trazer toda notícia boa e energia de que precisamos para nós que acompanhamos daqui de longe, e fico pensativo apenas com a ideia de como nosso povo é privado de saber das coisas boas que acontecem. Precisamos ser sinais dessa esperança que a mídia de massa não cobre e que, graças ao Grande Criador, é mais forte do que todas as notícias ruins que mantém a audiência deles!

Sempre Alerta para Servir!

Lineu de Andrade Miranda

(esta é minha opinião pessoal e não corresponde a posição oficial do Movimento Escoteiro sobre os veículos de comunicação no Brasil)

Vale a pena também assistir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário